A Bíblia não está interessada em dados científicos. Esse relato da criação apenas quer expressar a fé de que tudo veio de Deus. Que todos os seres têm sua origem em um Criador que é bom e dar a cada criatura o objetivo de ser benéfica. É isso que quer dizer a palavra tôv.
Gn 1,31 “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom (tôv)”.
O termo hebraico tôv significa não apenas bom, mas beneficente, ou seja, Deus deseja que cada criatura exista para beneficiar as demais.
Os seis dias expressam esse desejo de Deus. É um número simbólico para mostrar que em cada ser existe a luz de Deus.
A primeira letra hebraica Alef significa a iluminação, é também a primeira letra das palavras “Eu” e “luz” (identidade e vida). O Alef é uma linha vertical no meio com uma ponta para cima e outra para cima . Simboliza a ligação dos seres entre si e entre o Criador e cada criatura. Isto significa que a criação precisa estar ligada ao Criador para que seja boa. E também que deve haver harmonia entre todos os seres.
Para afirmar tudo isso somente com uma palavra, o autor bíblico diz “seis”. Os seis dias querem simbolizar que nenhuma criatura é Deus e que só em união entre si e com Deus é possível existir de fato.
Gn 1,1 afirma: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”.
Nessa expressão, que é a primeira da bíblia, existem “seis” vezes a letra alef, por isso depois se afirma que foram “seis” dias. O número “seis” indica a criatura. O “sete” indica o Criador. Por isso a criação inteira é “seis” nunca será “sete”.
Curiosidade: Em Gn 1,1 apenas a palavra “céu” não contém a letra alef porque os céus são a morada de Elohim (Deus), que é a Luz, fonte de toda iluminação.
Que Deus nos conceda a graça de, a cada dia, crescermos nesta iluminação que é o seu desejo expresso nas primeiras palavras da bíblia. Amém.
Fonte:IrNovaJerusalém
0 comentários:
Postar um comentário