Por Antoine Valentin
Há uma palavra no aramaico, "Gebirah" que quer dizer "Rainha Mãe". Próximo
ao trono do Rei estava um segundo trono. Muitos assumiriam que o
segundo trono pertenceu à esposa do Rei. O Gebirah era uma posição
oficial, que todo o mundo ( Jesus e os discípulos incluíram) era
completamente familiar. O papel dela era como defensora das pessoas;
qualquer um que teve uma petição ou buscou uma audiência com o Rei fez
assim por ela. Ela era uma intercessora, que apresentava os desejos e
preocupações das pessoas ao Rei. Isto não insinua que o Rei era
inabordável, ou que as pessoas tinham medo ou eram incapaz de falar com
ele. significa que o Rei honrou sua mãe e levou os pedidos dela em
consideração. As pessoas, sentiam-se próximos, como se fossem seus
filhos.
Este papel é mencionado em: (2 Reis 10,13) " Nós somos irmãos de Ocosias, responderam eles. Descemos para fazer uma visita aos filhos do rei e aos filhos da rainha."
O lugar específico dela de honra e intercessão, é ilustrado dramaticamente na passagem seguinte de (1 Reis 2, 13-21)
?Adonias,
filho de Hagit, foi ter com Betsabé, mãe de Salomão. Ela disse-lhe:
vens como amigo? Sim disse ele, preciso falar-te ?fala? ele continuou!
?Sabes que o reino era meu, e que todo o Israel me considerava como o
seu futuro Rei. Mas o trono foi transferido a outro,passando para meu
irmão, porque o Senhor lho deu. Tenho a esse respeito um pedido a
fazer-te; não mo recuses ? ?Fala? ?Pede ao Rei Salomão, que nada te
recusa, que me dê Abisag, a sunanita, por mulher? ?Está bem, respondeu
Betsabé, falarei por ti ao Rei?. Betsabé foi, pois, ter com o Rei para
falar-lhe em favor de Adonias. O Rei levantou-se para ir-lhe ao
encontro, fez-lhe uma profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou
colocar um trono para sua mãe, e ela sentou-se à sua direita: ?Tenho um
pequeno pedido a fazer-te, disse ela; não mo recuses? ? ?Pede, minha
mãe, respondeu o Rei, porque nada te recusarei?. Disse Betsabé:
?Peço-te que Abisag, a sunanita, seja dada por mulher ao teu irmão
Adonias.?
São de grande importância, as observações seguintes:
1. Adonias assumiu que a mãe rainha chegaria ao Rei ao lado dele; Adonias confiou nela.
2. A reação do Rei é notável: ele se levanta e faz uma profunda homenagem a ela.
3. Um trono foi provido para ela, e ela sentou a seu lado.
4. É dada ênfase como intercessora, e pela repetição da idéia que o rei não a recusará.
Nós fazemos o mesmo com Maria. Nós assumimos que ela chegará ao Rei em nosso favor. Muitos protestantes dizem que "Nós não precisamos passar por qualquer um; nós podemos falar diretamente"
com Deus. Bem, claro que nós podemos. Mas eu duvido que a mesma pessoa
nunca pediu para um amigo que fizesse uma oração para uma pessoa, ou
que nós pedimos para nossos amigos que rezem por nós. Não porque
sentimos que não podemos chegar diretamente a Deus, mas porque nós
somos uma família em Cristo. Nós nos preocupamos um com o outro. São
Paulo nos conta que somos rodeados por uma nuvem de testemunhas, fala
que as orações dos santos sobem como incenso a Deus. O que você supõe
que eles estão pedindo? Em Tobias nós lemos: ?Quando tu oravas com
lágrimas e enterrava os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias
ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando
viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor? (Tobias 12,12)
Se
nós perguntamos a esses que sabemos que rezam para nós, como nós
deveríamos nos abster de perguntar a esses que estão na presença de
Deus? E se nós perguntamos a esses que estão na presença de Deus para
rezar para nós, como nós deveríamos nos abster de perguntar para a
mesma mãe do Rei?
Quando
Jesus estava morrendo na Cruz, suas palavras são direcionadas ao
discípulo amado e a cada um de nós, e essas palavras são: "Veja sua mãe."
Maria como Arca da Nova Aliança
A
Arca da Antiga Aliança era o lugar de propriedade para os Dez
Mandamentos que eram a palavra de Deus. Na Bíblia, São João chama Jesus
como a palavra de Deus, e Maria o levando no útero, se tornou a Arca da
Nova Aliança. A Arca da Aliança é santa e pura, e se Maria tivesse
pecado original, ela não teria sido pura, e então não poderia ter sido
a Arca da Nova Aliança. Esta idéia é apresentada na Bíblia quando nós
compararmos o Velho Testamento e o Novo Testamento. Note estas
semelhanças:
Antigo Testamento: Quando a arca da Aliança foi trazida ao Rei Davi.
"Davi temeu o Senhor que disse, como entrará a arca do Senhor em minha casa?." (2 Samuel 6,9)
Novo Testamento: Quando Maria foi visitar Isabel que estava grávida de João Batista.
"Donde me vem essa honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" (Lucas 1,43)
Antigo Testamento: Quando Davi dançou de alegria porque ele estava na presença da arca que segurava a palavra de Deus. Micol filha de Saul "olhando pela janela, viu o rei Davi, saltando e dançando diante do Senhor? (2 Samuel 6,16).
Novo Testamento:
Quando o profeta João Batista saltou de alegria enquanto estava no
útero de sua mãe. Ele fez isto quando ouviu a voz de Maria que estava
grávida de Jesus que também é chamado a Palavra de Deus.
Antigo Testamento: Os Israelitas estavam cheios de grande alegria porque eles estavam perto da arca que segurava a palavra de Deus.
"Como ele e todos os Israelitas estavam expondo a arca do Senhor com gritos de alegrias."
Novo Testamento: Isto mostra a alegria de Isabel e João Batista por estar na presença de Maria que segurava a Palavra de Deus.
"Isabel clamou em alta voz e disse, Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre." (Lucas 1,42)
Se
é verdade que Maria é a Arca da Nova Aliança, então ela deveria ter
sido pura, e não pôde ter nenhum pecado original. O fato que Maria
nasceu sem pecado original foi um ensino claro não só da Igreja
católica, mas dos fundadores do Protestantismo. Então, como algumas
denominações protestantes tem ido tão longe deste ensino Cristão
tradicional?
É
uma doce e piedosa convicção que foi efetuada a infusão da alma de
Maria sem pecado original; de forma que na mesma infusão da alma, ela
foi purificada também do pecado original e adornado com os presentes de
Deus, recebendo uma pura alma infundida por Deus; assim do primeiro
momento ela começou a viver livre de todo o pecado. [Martinho Lutero; "Sermão No Dia da Concepção da Mãe de Deus", 1527]
Aqui fica uma outra resposta! "Se Deus fez Eva sem o pecado original, por que então o mesmo Deus não poderia fazer o mesmo com Maria?"
Quando Jesus fez a entrada triunfal em Jerusalém, ele montou em um burro que não tinha sido montado por ninguém (Marcos 11,2-10). Ele também foi enterrado em uma sepultura que não tinha sido usada por ninguém (João 19,41) Estas
coisas não eram necessárias, mas só estava mostrando que o burro e a
sepultura usados por Cristo, tinha que ser algo de especial.
No Antigo Testamento, há passagens que prefiguram as pessoas ou eventos, no Novo Testamento. Adão é um tipo de Cristo. (Romanos 5,14).
Em Ezequiel há uma referência a um portão que é um tipo de Maria.
(Ezequiel 44,1-2) "Ele
reconduziu-me ao pórtico exterior do santuário, que fica fronteiro ao
oriente, o qual se achava fechado. O Senhor disse-me: ?Esse pórtico
ficará fechado. Ninguém o abrirá, ninguém aí passará, porque o Senhor,
Deus de Israel, aí passou; ele permanecerá fechado?.
(Ezequiel 46,8-12) "Logo
que chegar, o príncipe passará pelo vestíbulo do pórtico e, ao sair,
tomará idêntico caminho. Quando o povo vier apresentar-se diante do
Senhor, por ocasião das solenidades, aquele que tiver entrado pela
porta norte, para se prostenar, sairá pela porta sul; o que vier pela
porta sul sairá pela porta norte; não voltará pela porta que tiver
tomado à entrada, mas sairá pela porta que tiver diante de si. O
príncipe ficará no meio deles, entrando e saindo como eles. Por ocasião
das festas e solenidades, a oferenda será de um efá por touro e
por cordeiro; para as ovelhas, será deixada à sua escolha; no que toca
ao óleo, oferecerá um hin por efá. Quando o príncipe quiser oferecer ao
Senhor um holocausto voluntário ou um sacrifício pacífico,
abrir-se-lhe-á a porta que olha para o oriente, e ele oferecerá seu
holocausto e seu sacrifício pacífico como faz no dia do sábado. Quando
sair, fechar-se-á a porta imediatamente após ele?
O
príncipe é um tipo de Cristo, e o portão prefigura Maria, desde que era
pelo seu útero que Jesus entrou no mundo. Assim como o portão estava
reservado só para o príncipe, também o útero de Maria foi reservado só
para Jesus. Como no caso do burro (Marcos 11,2-10), e a tumba nova (João 19,41),
Deus destina a graça da qual moveu Maria para aceitar uma vida de
virgindade consagrada, como sua Virgindade Perpétua é o sinal que
aponta algo de especial de Jesus Cristo.
por ,
Veritatis Splendor
Veritatis Splendor
0 comentários:
Postar um comentário